sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Onde vamos parar?



Uma pergunta que tem quase se tornado retórica: "Onde vamos parar?". Isso mesmo, difícil de acreditar que está realmente se tornando retórica uma questão tão complexa e que na verdade tem um peso enorme além de é claro, levar à uma reflexão sobre determinadas situações tanto na esfera pessoal, quanto na esfera social!
Temos visto cada dia mais notícias das mais escabrosas possíveis com relação à corrupção, violência, justiça e felicidade! Vem acontecendo coisas que Deus não duvida, mas que deve estar dizendo lá em cima: "Se esse povo seguisse apenas aquele mandamento, tudo o mais seria bem mais fácil..."
A corrupção tem maculado cada vez mais nossa cidade, estado e país. As notícias são péssimas, é deputado com dinheiro do povo em todos os locais possíveis do corpo, é ex-chefe de governo ou ex-ministro ou mesmo deputados que, condenados judicialmente por um colegiado de julgadores, que diga-se de passagem, teve boa parte indicada pelo governou ou gestão desses ex-chefes, ex-ministros, esbravejando por aí, dizendo à todos os cantos que foram injustiçados, que o mensalão não existiu, que isso é invenção da oposição, que a condenação, o julgamento em sí teve conotação política, que não aceitam essa condenação absurda, e coisas do gênero. Mas essas pessoas esquecem que na verdade, não vi até agora, os Excelentíssimos Ministros do Supremo buscarem espaço no cenário político e sou capaz de afirmar, não vão buscar! Que as condenações só ocorreram porque encontraram provas suficientes e que os convencessem de que aquelas pessoas devem ser julgadas daquela forma e assim condenados. O mensalão foi um escândalo que todos os brasileiros viram, foi noticiado, provas foram lançadas na mídia e vimos, existiu. Mas parece que só a cúpula do partido e aliados dos ex-ministros, ex-chefes de governo e o próprio chefe maior, não viram! Para eles não existiu. Engraçado né? Mas claro, é preciso que eles esperneiem e que digam da injustiça que estão sofrendo e coloque em cheque o poder judiciário, uma das três peças que formam a organização dessa sociedade, deixando, a meu ver, o desrespeito a uma decisão que foi tomada de forma limpa. Mas é claro, infelizmente ainda existem pessoas, e não são poucos, que acreditam com todas as forças nas palavras da cúpula desse partido, e que mesmo que venha a pública uma gravação onde o próprio ex-presidente da república ou outro membro do governo daquela época, seja visto dizendo que se beneficiou no mensalão, que ele existiu e que existe até os dias de hoje, mas de outro lado, vem a público para fazer um comunicado à nação, através também de um vídeo dizendo que não e dizendo mais: "acreditem o tal vídeo é falso, é tudo mentira" essas pessoas acreditarão no segundo.
Não estou aqui querendo dizer que o Poder Judiciário é perfeito, pois não o é, pois também ali existe corrupção. E daí surge a pergunta: "Onde não tem corrupção nesse país?", e respondo, infelizmente ela existe e estra impregnada no modo de ser e agir das pessoas dessa nação. E não estou também querendo me eximir dizendo que não sou corrupto, pois todos nós o somos. Sim, somos todos corruptos por natureza, mas quero chegar nos pontos, que acredito, serem os pontos de partida e que dão surgimento e alimentam essa corrupção.
Nós desde pequenos somos criados por nossos pais, muitas vezes cometemos erros, eles também cometem erros conosco, isso acontece, somos seres humanos, falhamos sim. Mas papai e mamãe nos corrigem e tentam nos ensinar regras de convivência, recebemos aí a educação que vem do berço, a nossa primeira noção de vida em sociedade. Ótimo, os erros acontecem e nossos pais nos corrigem e se falham em nos corrigir começamos com as máculas em nosso caráter. Mas o interessante é que nesse processo de aprendizagem o que mais vai fazer efeito não são as palmadas, as punições como proibição de brincar com determinado brinquedo, ou não poder ir até a rua jogar futebol, que marca de forma mais eficiente o aprendizado. Lógico que marca, mas não adianta eu como pai dizer ao meu filho quando ele comete uma ato de corrupção, pequena corrupção, como pegar o bombom escondido na geladeira proibindo-o de fazê-lo e punindo-o por fazê-lo, se ele me vê fazendo isso! A confusão vem e começam aí os problemas, pois, na minha concepção, essas pequenas corrupções que vão acontecendo em nossas vidas, vão nos maculando e nos tornando mais corruptos. Agora vão me perguntar, você acha que um deputado, empresário que hoje leva vantagem começou roubando bombons e a carteira do pai ou da mãe quando eram pequenos? Pode ser sim! Da mesma forma que pode ser por outros fatores, mas de uma coisa tenho quase certeza plena, a educação, a cultura daquela pessoa, onde ela foi criada influencia para ele fazer tanto o correto quanto para o incorreto.
E digo isso, pois temos o exemplo bem sucedido que vem sendo utilizado à séculos na sociedade e que funciona com as pessoas mais simples, e que é eficaz, pois se não o fosse já teria saído de moda há muito tempo, que é a política do pão e circo (lá vem ele com esse pão e circo outra vez), mas vejamos bem. O Império Romano passando por turbulentas revoltas. A população que deixou o campo em busca da cidade para melhorarem as condições de vida, passou a não ter emprego e nem o que comer, já não tinham instrução, pois era escassa e viviam ali da terra, e da noite para o dia, mesmo que tenham sido iludidos pela propaganda de que "os feudos estavam acabados o bom era a cidade grande, a metrópole", e pimba a população da cidade aumentou, o pão acabou, lá se foi a diversão também, porque no campo podia-se pescar, caçar e outras tantas atividades, mas que coincidem com duas das principais necessidades básicas do ser humano: alimento e diversão. Daí um gênio diz: "Vamos criar estádios, locais onde possam ter diversão, vendo torneios entre gladiadores e nos intervalos das batalhas distribuiremos o pão. Pronto, a população passou a amar o governo, e viva "Cezar", “nos deu comida e diversão”. Pronto a grande massa acalmada, logo não se podia fazer grandes coisas por mudanças concretas, pois pra que buscar emprego melhor se eu tenho comida e diversão, e olha o imperador também come do pão e vê o mesmo espetáculo.
Nossa, “isso me parece familiar nos dias de hoje!”, só que hoje o pão mudou para cartão, é dos vários bolsa alguma coisa, e a diversão tá aí, 2013 e 2014 teremos um espetáculo de diversão para o povo e os imperadores também vão ver! Que tristeza, pois vejamos, temos uma grande maioria de pessoas que tem o estudo negligenciado, e não me venha dizer que a educação no Brasil é ótima pois temos o pro-uni que melhorou a inclusão para o estudo superior, o ensino médio é mais eficaz, que não cola. Apesar de uma certa melhoria, ainda vemos a pobreza cultural, no sentido de que as pessoas estão apenas sendo preparadas para exercerem uma profissão, isso mesmo as pessoas são preparadas para fazer aquilo que são “formados” para fazer e pronto, as escolas de ensino público e mesmo as particulares, pois existem umas que ainda dispensam professores porque o professor chamou a atenção de uma aluno problema, mas que é filho de um rico empresário e patrocinador de alguma coisa na escola, e também as universidades não buscam ensinar ou melhor aguçar a criticidade nas pessoas. Pelo amor de Deus, o ser humano precisa ter criticidade para poder formar o seu conhecimento e caráter, preparando-o para a vida em sociedade. Ensina-se muito a filosofia do meu, e quando se chega no nosso, isso mesmo no bem comum, o meu é o que predomina: "tenho que aumentar o meu, vou pegar um pouquinho "do nosso". do que pertence ao povo, vou trazer um cantor famoso na festa da cidade, e pronto o povo vai achar bão demais e vão me deixar quieto. Vou fazer uma obrinha aqui, outra ali, só dar uma maquiada e ainda vão dizer: esse rouba mas faz".
Infelizmente temos visto que o básico é oferecido, ensina-se, prepara-se para o trabalho e para se viver uma vida contente com pão e circo! Mas não se prepara mais para a vida, para dizer: "Opa espera aí, isso está errado, você fez mas superfaturou, vamos buscar o Ministério Público, vamos juntar a população e pressionar nossos vereadores para fiscalizarem melhor isso, e se estiverem envolvidos vamos buscar a cassação de todo esse bando.", mas não, vemos o ser humano conformado com a situação e acredita nas palavras de que as coisas vão melhorar, daí vem um evento que proporciona diversão e hoje algum "bolsa sabe-se lá Deus o que" e pronto, nossa melhorou bastante, "agora eu posso comprar um quilo de carne a mais no fim do mês".
Daí, as injustiças vão se acumulado, vem a revolta, mas ela passa porque tem copa do mundo ano que vem e vai ter ingresso a preço popular! Os poderes, em todas as três áreas continuam com corrupção, mas espera aí, criaram o bolsa celular, vou poder carregar meu Iphone com um pouco mais de créditos, eba, deixa prá lá, as coisas tão melhorando. Os Legisladores estão mudando a lei, deixando-a mais frouxa, criando brechas que beneficiarão o cidadão de bem, caso ele cometa um deslize, mas quem tem sido utilizadas pelos próprios legisladores, ou comparsas, ou os filhos/parentes desses legisladores, ou ainda pessoas que vivem para o crime, mas daí vem a revolta, porque o rico não fica preso, o pobre fica a vida toda na cadeia. E apesar de não ser assim, pois a única diferença entre pobres e ricos perante a lei, é que o rico tem o dinheiro para pagar um advogado que busque todas as brechas possíveis para libertá-lo, comprar testemunhas para inocentá-lo e o pobre não, tem que se contentar com um defensor público que por vezes, é relapso e está ali apenas para cumprir a ordem constitucional que diz que todo cidadão tem direito à defesa, e que o julgador só julga de acordo com a lei, se a lei permite a ele aplicar apenas uma determinada reprimenda, por mais que achemos injusto, a lei permite apenas aquilo, "mas espera aí, 2013 tem copa das confederações, tem a redução da tarifa de energia, ta vendo, vai melhorar".
E o pior, o mais triste é que como já dito em outros post e neste próprio, tudo começa com nossas pequenas corrupções, tudo isso, não é só com os bombons roubados ou os trocados do bolso do pai e da bolsa da mãe, mas sim começa quando o candidato a vereador passando em nossa porta ou não, as vezes eles é que são procurados, e vem aquela frase: "ou se você me der isso, ou aquilo, um saco de cimento, um padrão de energia, ou até um quilo de feijão eu voto nocê!" O próprio eleitor começa a cadeia corruptiva, e isso, na maioria das vezes por pessoas que ou tiveram o estudo completamente negligenciado ou são formados apenas para exercer uma determinada função. E a bola de neve começa e daí não para. Acredito na mudança, que um dia as coisas vão mudar! Que tudo isso que vemos vai acabar, mas é preciso que o ser humano abra os olhos e comece a enxergar que há uma saída, há uma solução que está na educação e na preparação dos nossos filhos para uma sociedade nova e diferente, temos que começar a ensinar hoje, para ver se nossos tataranetos consigam evoluir para uma sociedade mais justa e ética, lembrando que a pessoa que se pauta pela ética se preocupa com "o todo", com toda a sociedade e aprende a respeitar o todo, e se pauta ainda por aquela velha máxima que diz: "o que eu não quero para mim e para os meus, não faço para os outros", voltamos ao mandamento: "Amai a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo". Interessante! Dá-nos força para entender e colocar isso em prática. Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário