segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Pão e o circo...


Desde o inicio do blog quis falar sobre "pão e circo", mas sempre temi ser longo demais, mas não nesse momento em que estou prestes a finalizar o meu projeto para o mestrado, não posso deixar de falar o mais sucintamente possível sobre uma parte integrante do meu projeto.
"Pão e circo", nada mais é que a política criada pelo Império Romano que visava calar o clamor público em busca de melhores condições de vida.
O império passava por muitas tribulações, visto que, em razão de, no auge da escravidão, muitos camponeses perderam o emprego, surgindo assim, uma massa de desempregados que acabou por migrar para as cidades em busca de melhores condições de vida. Com isso, a população começou a revoltar-se com tal situação, o povo morrendo de fome sem trabalhos, vivendo em condições sobrehumanas.
A revolta era eminente, e o governo em busca de solução para a fome do povo, criou espaços para o divertimento do povo, utilizando para tanto a luta entre gladiadores. Mas como apenas diversão não acalmaria a população que definhava de fome, também adicionou ao pacote o pão, era distribuído trigo e pão, sendo conhecida como “panem et circenses”. Tal atitude trouxe uma certa calmaria entre a população revoltosa, que não tinha mais do que reclamar, pois divertiam-se e comiam, "que vida melhor?" apesar de ainda viverem a margem do restante da sociedade, mas tinham comida e diversão, nada mais é necessário.
Esse método é simples, talvez seja por isso que fez e faz tanto sucesso no cenário político mundial, o governo oferta ao povo alimento e diversão, "saciando" a fome de diversão e de alimento. Fazendo com que a população fique calminha.
Hoje em nosso belo país, que é o país do futebol, do carnaval, do povo alegre, que tem o samba no pé, e que vive feliz da vida. Aqui me pergunto, o porque de tanta alegria, pois é cediço que nosso país é mais que o país do futebol, carnaval e outros. O Brasil é também o país da corrupção, das falcatruas, mentiras, desonestidades e tantas outras coisas. Daí vem minha constação. O governo, não apenas o atual, utiliza essa bela política. Vejo várias formas de pão e circo, tanto que somos conhecidos, como acima descrito, não por acaso. Vejo principalmente, como exemplo dessa política, planos governamentais e eventos grandiosos, que fazem com que a população se acalme e esqueça de tanta falcatrua existente no planalto central.
Mas é isso aí, infelizmente enquanto não abrirmos os olhos para a realidade, para toda essa podridão, essa política será utilizada e fará bastante sucesso!!! Essa política colou, cola e infelizmente, se não abrirmos os olhos, ainda vai colar!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário