segunda-feira, 10 de maio de 2010

Lealdade, uma tarefa difícil...


Lealdade, segundo o dicionário, lealdade é “a qualidade ou carácter de leal, sinceridade; dedicação”. Ou ainda “Franqueza; sinceridade. / Retidão; probidade.”. Concordo com todas elas, mas infelizmente hoje, vemos que o ato de ser leal a outrem é algo difícil de se encontrar.
Tomemos como base o cenário político nacional, a começar pelo eleitor, que troca seu voto por dinheiro, favores, ou pequenos mimos, sendo desleal com sua comunidade, desde a família, passando pela comunidade local (cidade) e indo até o todo (país). Mas o pior, é que o eleitor ao fazer isso é desleal consigo mesmo. Passemos aos eleitos, que para se elegerem prometem mundos e fundos ao eleitor, compram votos, como já dito, com dinheiro, mimos e promessas e favores, são desleais conosco, eleitores e desleais com a função que vão exercer, assim, vemos que verdadeiramente a lealdade encontra-se em desuso, é démodé. Vejamos outros casos, como por exemplo, o caso do comércio, onde as vezes vemos comerciantes vendendo produtos falsos, enganando aquela pessoa que, de boa fé, compra seu produto, e, de certa forma, possibilita-o o sustento. Por fim vemos o caso do casal, seja namorado, noivo, casado, convivente em união estável e etc., onde se prega a fidelidade acima de qualquer coisa, mas, muitas das vezes vemos um casal fiel, mas que o homem espanca, rouba ou se aproveita da mulher, ou vice e versa. A pessoa pode até, afetivamente, não trair a outra, mas comete outros atos sórdidos, faltando assim com a lealdade. O ato de ser legal, de se “jogar limpo”, muitas das vezes, pode ser, como a confissão em um processo criminal, deslizes podem acontecer, mas se a parte for leal o suficiente para assumi-los, a “pena” com certeza poderá ser mais branda. Uma pessoa uma vez me contou de um fato ocorrido em uma novela, onde a mulher, com uma certa deficiência, casada, é indagada por uma amiga, após a morte do marido, quando ao fato de todos os envolvimentos dele com outra mulheres e ela responde dizendo que apesar disso, ele era leal a ela. Ele era quem a ouvia nos momentos de tristeza, quem a socorria com os problemas de sua vida, sempre estava ao seu lado seja qual fosse o infortúnio que se fazia presente. Ele era um companheiro e sim, leal a ela.
Assim, acredito copiosamente, que falta lealdade em nossas vidas, e que com certeza se houvesse um pouco mais desse ato nobre, a vida com certeza seria mais fácil de ser vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário