sexta-feira, 2 de outubro de 2009

A cultura...

Definir cultura é algo difícil para muitos nos dias de hoje. Claro devemos observar a realidade de cada um pois se perguntarmos a um lavrador “o que é cultura?”, ele nos responderá que cultura são os tipo de plantações realizadas por ele. Já se perguntarmos a um professor, ele respondera de forma categórica que cultura é o conjunto de conhecimentos adquiridos, a instrução, o saber, ou ainda o conjunto das estruturas sociais, religiosas e etc. Se perguntarmos a um jovem ou adolescente de hoje, o que é cultura, na maioria dos casos, responderá: “sei lá o que é cultura”, e isso digo, pois em minha pesquisa para o projeto de conclusão de curso, ouvi isso de diversos adolescentes e até de amigos.
Vejo que está aqui um dos nossos grandes males, pois a cultura é parte integrante de uma sociedade e de um ser. Ela faz parte da vida do ser e da sociedade influencia na forma com que as pessoas vivem e principalmente evoluem. A cultura traz consigo abertura de horizontes, pois o ser que uma vez bebe do doce liquido do saber, quer sempre dessa fonte beber, assim, torna-se alguém que dificilmente se deixara subjugar, se deixará enganar por “contos do vigário” e com os “rodízios de pizza” que vemos por aí.
A cultura, traz consigo sobre tudo responsabilidade. Responsabilidade de não deixar o ciclo parar. Quem busca verdadeiramente o saber, o conhecimento, não o quer para deixar guardado em uma caixinha ou escondido por detrás de uma cortina, mas sim quer transmiti-lo, repassá-lo, compartilhá-lo com o todo.

Um comentário: